Resumo da Semana 1 da NFL

Chiefs treinaram escondidos?
Kansas City Chiefs 34 x 20 Houston Texans

Houston tentou proteger o fundo do campo para evitar “big plays”, então Patrick Mahomes II trabalhou com bolas rápidas e curtas (21/26 para 160 jardas e três TDs em passes que viajaram 10 jardas ou menos no ar, segundo o Next Gen Stats). Bela estreia de Clyde Edwards-Helaire (25 corridas, 138 jardas e um TD); apontaram que o calouro teve mais sucesso contra seis defensores ou menos na linha de frente, mas o que fazer quando você encara um ataque com Tyreek Hill, Travis Kelce e Sammy Watkins (a fase é boa, amigos)? Kansas City inicia a campanha pelo tri vencendo com autoridade.


DeAndre Hopkins mostra a que veio
San Francisco 49ers 20 x 24 Arizona Cardinals

DeAndre Hopkins mostrou a que veio. O WR pegou 14 bolas em 16 passes para 151 jardas e um quase TD (Hopkins ficou a meia jarda de marcar, mas os Cardinals fizeram o TD no lance seguinte). Kyler Murray castigou os 49ers com as pernas (91 jardas e um TD) e os fez lembrar de um outro QB que joga na NFC Oeste. Arizona é um dos times mais divertidos para ver este ano. Nos 49ers, a defesa segue com dificuldades com QBs que correm, e Jimmy Garoppolo foi irregular, com decisões ruins em momentos vitais – George Kittle ficou de fora um tempo, deixando SF sem um recebedor confiável.


A corrida pelo MVP já começou!
Atlanta Falcons 25 x 38 Seattle Seahawks

Candidato a MVP até certo ponto da última temporada, Russell Wilson já começou 2020 em grande estilo. Seattle apostou no passe – será que é isso que veremos a partir de agora? – e testemunhou uma atuação quase perfeita do camisa 3 (31/35, 322 jardas e quatro TDs – um deles em uma 4ª para 5). Quando você tem um QB top 3, não há razão para não colocar o jogo na mão dele. Outro que brilhou foi Jamal Adams: 12 tackles, dois tackles para perda de jardas, dois QB hits e um sack. Após a partida, Matt Ryan afirmou que nunca havia visto um safety ser usado como Adams foi (😱).


AIRon Rodgers
Minnesota Vikings 34 x 43 Green Bay Packers

Com seu provável sucessor esquentando o banco e mais três anos de contrato (sem contar 2020), Aaron Rodgers voltou a mostrar por que é um dos melhores QBs a já ter pisado neste planeta, mesmo sem o esperado reforço para o corpo de recebedores. Rodgers lançou 17 vezes na direção de Davante Adams, que aproveitou a preferência e fechou o dia com 14 recepções, 156 jardas e dois TDs – o tiro de 24 jardas no primeiro TD de Adams foi um absurdo. Minnesota, que perdeu todos os seus CBs titulares na offseason, acordou no 2° tempo, mas era tarde demais.


Washington, a capital do sack
Washington 27 x 17 Philadelphia Eagles

Washington tem bastante trabalho pela frente, mas a primeira rodada serviu para mostrar que a DL do clube da capital é promissora, independentemente das contusões na OL dos Eagles. Foram 15 QB hits e oito sacks em cima de Carson Wentz, dois de Ryan Kerrigan, que chegou a 92 e passou Dexter Manley no topo do ranking da equipe. É importante lembrar, no entanto, que Washington saiu perdendo por 17 x 0 e a virada – a maior sobre o Philadelphia na história da franquia – teve um oferecimento de algumas decisões péssimas de Wentz. Acredite: Washington está liderando a divisão.


Começa uma nova era
New England Patriots 21 x 11 Miami Dolphins

A exemplo do que vimos em “All or Nothing”, Cam Newton é um sujeito que naturalmente atrai os holofotes e não foi diferente na estreia com os Patriots. O QB liderou o ataque terrestre do New England, com 75 jardas e dois TDs em 15 corridas, e parece estar recuperado da contusão que minou sua mobilidade nos últimos anos; só não foi possível ver se o braço está inteiro também porque Cam não tentou passes em profundidade. A defesa, dizimada pela Covid-19, interceptou Ryan Fitzpatrick três vezes, mas o teste de verdade vem na próxima rodada: Seattle.


Quarterbacks ofuscados
New Orleans Saints 34
x 23 Tampa Bay Buccaneers

No duelo entre duas lendas, brilharam os outros. Tom Brady iniciou a jornada nos Buccaneers com um TD e diversos passes que resultaram em interferências, mas foi bastante pressionado e a possível falta de comunicação com os recebedores rendeu duas interceptações para a defesa dos Saints, uma delas retornada para TD de Janoris Jenkins. Nos Saints, Drew Brees gastou pouco o braço (só três passes que viajaram dez jardas ou mais pelo ar) e tirou proveito dos turnovers forçados pela defesa e do ótimo trabalho dos especialistas (punt bloqueado e onside kick recuperado).


Lamar joga fácil
Baltimore Ravens 38 x 6 Cleveland Browns

Lamar Jackson está jogando fácil. Beneficiado ou não por uma secundária dos Browns desfalcada, o MVP fez o que quis e distribuiu a bola com propriedade, completando 20 passes em 25 tentativas para 275 jardas e três TDs; foram 16 primeiras descidas conquistadas com o passe. Lamar parece estar tão bem ou até melhor do que em 2019. O RB calouro J. K. Dobbins estreou com o pé direito (e dois TDs). Em Cleveland, a atuação dos especialistas foi um desastre, Odell Beckham Jr. passou batido, mas o jogo terrestre com Nick Chubb e Kareem Hunt (23 corridas e 133 jardas) fará barulho.


Classic Josh Allen
Buffalo Bills 27 x 17 New York Jets

Foi um típico domingo para Josh Allen. O QB dos Bills iniciou os trabalhos com um fumble, liderou a equipe em três campanhas seguidas para TD, assumindo o controle da partida, e em seguida sofreu outro fumble. Allen fechou o dia com 33/46, 312 jardas e dois TDs, sendo também a principal ameaça do Buffalo pelo chão (14 corridas, 57 jardas e um TD). É um início de temporada promissor para uma peça que todos davam como o “ponto fraco” do grupo. No clube alviverde da Big Apple, a expectativa é de um 2020 longo; a não ser que um milagre aconteça, será o último ano de Adam Gase.


Batalha de running backs
Carolina Panthers 30 x 34 Las Vegas Raiders

Christian McCaffrey estava em campo, mas não foi o único running back a brilhar em campo. Josh Jacobs foi o motor do Oakland Raiders, somando 139 jardas totais e três TDs (em 2020 inteiro foram sete TDs do agora segundo anista). Voltando ao corredor dos Panthers, embora ele seja a grande arma do time, Terry Bridgewater foi o foco do ataque no 1° tempo, passando ou correndo com a bola em 26 snaps. McCaffrey foi mais acionado na 2ª etapa, mas acabou preterido em uma 4ª para 1 na campanha decisiva para tentar virar o placar; o FB Alex Armah correu e não conseguiu a conversão.


Minshew Mania começa com o pé direito
Jacksonville Jaguars 27 x 20 Indianapolis Colts

Os jovens assumiram o controle em Jacksonville depois da debandada de vários veteranos. Quarterback mais marrento da liga, Gardner Minshew II lançou mais TDs do que passes incompletos (poderia ter lançado outros, mas segurou a bola e foi sacado), e terminou a rodada com 19/20, 173 jardas e três TDs. Boa estreia dos calouros James Robinson e C. J. Henderson, interceptando Philip Rivers. Rivers só não foi interceptado três vezes porque um dos lances foi anulado – no geral, o camisa 17 parece confortável, mas erros e a falta de mostarda em algumas bolas podem ser um problema.


Uma semana de cada vez para Trubisky
Detroit Lions 23 x 27 Chicago Bears

Jogando com um prazo de validade nas costas, Mitchell Trubisky ganhou um pouco mais de tempo no respirador dos Bears. Perdendo por 23 x 6, Chicago arquitetou uma virada no 4° quarto com três TDs seguidos, recepções espetaculares e uma dose de sorte após D’Andre Swift derrubar a bola que seria o TD da vitória dos Lions nos segundos finais do jogo. Apesar do triunfo, Trubisky precisa de mais consistência para terminar o ano como titular. Destaque para Adrian Peterson (que eu nem lembrava que estava em Detroit): 114 jardas totais.


Joe Burrow tem um dia de Charger
Cincinnati Bengals 13 x 16 Los Angeles Chargers

Joe Burrow não registrou números espetaculares em sua primeira partida como profissional, mas deixou sua marca. Sem tempos para pedir, o novato de 23 anos colocou o ataque nas costas e marchou 69 jardas (7/10 e 60 jardas na campanha final) para quase virar a partida. Quase porque o TD de A. J. Green acabou anulado por uma interferência do WR, quase porque o kicker Randy Bullock errou – e errou por muito – o FG de 31 jardas que deixaria tudo igual no marcador. Los Angeles venceu da maneira como sempre perdeu.


Defesa garante vitória dos Rams
Los Angeles Rams 20 x 17 Dallas Cowboys

Os Rams inauguraram o caro – e belo – SoFi Stadium com vitória e a torcida pode agradecer a defesa por isso. Vencendo por 20 x 17, a equipe californiana não permitiu nenhum ponto dos Cowboys no 4° quarto, embora a decisão de Mike McCarthy de ir para uma 4ª para 3 a 11 jardas da endzone e com 11 minutos no relógio seja questionável – o FG de 38 jardas ali empataria o duelo. Dallas ainda chegou a flertar com um possível empate no fim, mas Michael Gallup fez falta em Jalen Ramsey, anulando a recepção de 47 jardas.


Bem-vindo de volta, Big Ben
New York Giants 16 x 26 Pittsburgh Steelers

Ben Roethlisberger pareceu afobado e com a mira desajustada no começo, mas assim que Pittsburgh encontrou seu ritmo no ataque, dominou a primeira perna do MNF. A julgar pela 1ª rodada, Big Ben deve brigar pelo prêmio de “Comebak Player of the Year” (apesar de eu defender Alex Smith). Bom jogo também da defesa dos Steelers, que evitou o que parecia ser um TD certo na abertura do confronto, anulou Saquon Barkley pelo chão e interceptou Daniel Jones duas vezes. Pittsburgh não será coadjuvante na AFC Norte, não! Já os Giants… Força para quem torce por eles.


Redenção por vias tortas de Gostkowski
Denver Broncos 14 x 16 Tennessee Titans

A Cinderela de 2019 teve sua própria Cinderela na Semana 1. Depois de 14 anos nos Patriots, Stephen Gostkowski errou três FGs (47, 44 e 42 jardas) e um ponto extra antes de chutar o FG de 25 jardas que selou o triunfo dos Titans a 17 segundos do fim. Tennessee não é um clube que marca 30, 40 pontos, então isso precisa ser resolvido porque não é sempre que você joga dez pontos para fora e ganha ainda assim. Por falar em erros, Denver sofreu quatro fumbles. Pelo o que vimos de Melvin Gordon III e Jerry Jeudy, ataque dos Broncos tende a ser muito interessante com Courtland Sutton.

Deixe um comentário